18/11/2021 | Previdenciário

INSS deve pagar multa por atraso na concessão de benefício, decide TRF-3

https://www.conjur.com.br/2021-nov-13/inss-pagar-multa-atraso-concessao-beneficio

Constatado o descumprimento injustificado da obrigação, a 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar multa por atraso na implantação da aposentadoria por tempo de contribuição, concedida a um segurado por ordem judicial.
O Juízo de primeira instância estabeleceu o prazo de 20 dias para implementação do benefício, sob pena de multa diária de R$ 100, limitada a 90 dias. A autarquia foi intimada da decisão no início de julho de 2019, mas só atendeu a ordem no começo de novembro do mesmo ano.
Em processo de cumprimento de sentença, o autor pediu que o INSS pagasse a multa por atraso na implantação. Mas a penalidade foi afastada e a ação foi extinta. Ele então recorreu ao TRF-3.
"O cumprimento da obrigação, após o prazo razoavelmente fixado sem justificativa concreta, não pode eximir o executado do pagamento da multa, sob pena de esvaziar seu objetivo", destacou a desembargadora Inês Virgínia, relatora do caso. Ela ainda ressaltou que o prazo e o valor da multa eram "adequados e razoáveis". Com informações da assessoria do TRF-3.
Clique aqui para ler o acórdão
5274439-63.2020.4.03.9999

Fonte: https://www.conjur.com.br/2021-nov-13/inss-pagar-multa-atraso-concessao-beneficio
COMPARTILHE:
LEIA MAIS
23/03/2021

TRF4 - Tribunal determina que INSS deve expedir em 30 dias decisão sobre pedido administrativo de benefício

Constatado o descumprimento injustificado da obrigação, a 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar multa por atraso ...
CONTINUAR LENDO
04/10/2021

TRF4 reconhece incapacidade total para o trabalho de agricultora que sofre de depressão crônica grave

Constatado o descumprimento injustificado da obrigação, a 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar multa por atraso ...
CONTINUAR LENDO

Prezados clientes, comunicamos que o atendimento presencial fica restrito a entrega de documentos e, casos de extrema urgência, de segunda a quinta-feira das 08h30 às 16h30 e o atendimento telefônico permanece de segunda a quinta-feira das 14h às 16h30.