19/10/2023 | Aposentadoria

Teto de juros de empréstimo do INSS cai de 1,91% para 1,84%

https://previdenciarista.com/blog/teto-de-juros-de-emprestimo-do-inss-diminui/

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou nesta quarta (11)  a redução do teto de juros do empréstimo consignado para aposentados do INSS, de 1,91% para 1,84% ao mês. Na modalidade de cartão de crédito, a taxa passou de 2,83% para 2,73% ao mês. A decisão foi tomada em reunião extraordinária.
Aprovada por 14 votos a 1, a taxa valerá a partir do momento que o Ministério da Previdência publicar normativa com a medida.
A alteração nos juros do consignado está atrelada à queda da taxa da Selic (taxa básica de juros usada pelo Banco Central para influenciar as outras taxas de juros do país), que reduziu 0,5 ponto percentual em setembro, para 12,75% ao ano. 
Veja também: INSS divulga lista de segurados com pagamentos suspensos por falta de prova de vida.

A redução do teto de juros vale para qual tipo de empréstimo?

De acordo com o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), o novo teto de juros será válido para o empréstimo pessoal consignado para aposentados e pensionistas do INSS. No cartão de crédito e no cartão de benefícios também houve redução, de 2,83% para 2,73%.

Especialistas afirmam que aposentados devem ficar atentos

De acordo com publicação na imprensa, apesar da redução dos juros para os empréstimos consignados, é válido ressaltar que os aposentados, pensionistas e demais beneficiários precisam ter cautela na hora de contratar o empréstimo.
Isso porque os bancos ainda precisam implementar as medidas, que valerá após o Ministério da Previdência publicar normativa com a medida. 
Continue acompanhando o desdobramento dessa e de outras notícias relacionadas ao INSS e direito previdenciário aqui no blog do Previdenciarista. Confira também a publicação sobre aposentadoria especial.
https://previdenciarista.com/blog/teto-de-juros-de-emprestimo-do-inss-diminui/
 
COMPARTILHE:
LEIA MAIS
17/09/2019

Trabalho rural remoto exercido antes de 1991 pode ser computado para aposentadoria híbrida por idade

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou nesta quarta (11)  a redução do teto de juros do empréstimo consignado para aposentados do INSS, de 1,91% para 1,84% ao mês. Na ...
CONTINUAR LENDO
09/11/2020

Decisão converte tempo de serviço especial em comum e confirma aposentadoria de técnico de enfermagem

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou nesta quarta (11)  a redução do teto de juros do empréstimo consignado para aposentados do INSS, de 1,91% para 1,84% ao mês. Na ...
CONTINUAR LENDO

Prezados clientes,

Informamos que em razão da SUSPENSÃO DOS PRAZOS PROCESSUAIS DO PODER JUDICIÁRIO, estaremos em recesso no período de 20/12 a 09/01, com expediente exclusivamente interno de 10 a 31 de janeiro. Nesse período atenderemos pelo e-mail atendimento@schorr.adv.br somente necessidades urgentes, bem como envio e recebimento de documentos.

Atualização de informações processuais e demais atendimentos retornam normalmente a partir de 01/02/2024.

A Schorr Advogados deseja um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações.