19/10/2023 | Aposentadoria

Teto de juros de empréstimo do INSS cai de 1,91% para 1,84%

https://previdenciarista.com/blog/teto-de-juros-de-emprestimo-do-inss-diminui/

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou nesta quarta (11)  a redução do teto de juros do empréstimo consignado para aposentados do INSS, de 1,91% para 1,84% ao mês. Na modalidade de cartão de crédito, a taxa passou de 2,83% para 2,73% ao mês. A decisão foi tomada em reunião extraordinária.
Aprovada por 14 votos a 1, a taxa valerá a partir do momento que o Ministério da Previdência publicar normativa com a medida.
A alteração nos juros do consignado está atrelada à queda da taxa da Selic (taxa básica de juros usada pelo Banco Central para influenciar as outras taxas de juros do país), que reduziu 0,5 ponto percentual em setembro, para 12,75% ao ano. 
Veja também: INSS divulga lista de segurados com pagamentos suspensos por falta de prova de vida.

A redução do teto de juros vale para qual tipo de empréstimo?

De acordo com o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), o novo teto de juros será válido para o empréstimo pessoal consignado para aposentados e pensionistas do INSS. No cartão de crédito e no cartão de benefícios também houve redução, de 2,83% para 2,73%.

Especialistas afirmam que aposentados devem ficar atentos

De acordo com publicação na imprensa, apesar da redução dos juros para os empréstimos consignados, é válido ressaltar que os aposentados, pensionistas e demais beneficiários precisam ter cautela na hora de contratar o empréstimo.
Isso porque os bancos ainda precisam implementar as medidas, que valerá após o Ministério da Previdência publicar normativa com a medida. 
Continue acompanhando o desdobramento dessa e de outras notícias relacionadas ao INSS e direito previdenciário aqui no blog do Previdenciarista. Confira também a publicação sobre aposentadoria especial.
https://previdenciarista.com/blog/teto-de-juros-de-emprestimo-do-inss-diminui/
 
COMPARTILHE:
LEIA MAIS
13/07/2020

Aposentadoria retroativa concedida após divórcio deve ser partilhada, diz STJ

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou nesta quarta (11)  a redução do teto de juros do empréstimo consignado para aposentados do INSS, de 1,91% para 1,84% ao mês. Na ...
CONTINUAR LENDO
05/10/2021

Auxiliar de enfermagem com aposentadoria especial poderá trabalhar durante a pandemia

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou nesta quarta (11)  a redução do teto de juros do empréstimo consignado para aposentados do INSS, de 1,91% para 1,84% ao mês. Na ...
CONTINUAR LENDO

ACORDO DE PRECATÓRIOS

 

9ª RODADA DE CONCILIAÇÃO - MANIFESTAÇÕES DE INTERESSE ATÉ O DIA 15 DE AGOSTO DE 2015.

 

A Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul publicou o Ato Convocatório nº 09/2025/TJRS, para que todos os credores de precatórios expedidos pelo TJRS possam participar da 9ª Rodada de Conciliação de Precatórios.



A manifestação de interesse em receber a proposta de acordo, com deságio de 40% do crédito do precatório, deve ser realizada pelos procuradores/advogados, ATÉ O DIA 15 DE AGOSTO DE 2025.

 

Após análise dos créditos de precatórios, havendo regularidade, a PGE enviará proposta ao credor dentro do processo judicial (EPROC2G), que terá um prazo de 10 dias para aceitá-la ou recusá-la.

 

Importante ressaltar que NÃO há prazo legal para essa análise por parte da PGE, bem como que ao aceitar o acordo - com deságio de 40% - o credor irá para uma NOVA FILA de pagamentos - agora dos acordos - NOVAMENTE SEM PRAZO LEGAL PARA PAGAMENTO.

 

CONFIRA AQUI O EDITAL DO ATO CONVOCATÓRIO Nº 09/2025/TJRS.

 

Caso você seja nosso cliente ou mesmo herdeiro e, haja interesse em manifestar interesse em conciliar seus créditos com deságio de 40%, sem data ou prazo para recebimento, basta mandar um e-mail para atendimento@schorr.adv.br com ASSUNTO: INTERESSE EM CONCILIAR, informando no corpo do texto o número do seu precatório, nome completo, endereço atualizado e telefone, para que possamos entrar em contato de forma célere quando do recebimento da proposta de acordo, considerando que haverá um prazo improrrogável de 10 (dez) dias para aceite ou recusa do acordo.

 

CUIDADO COM OS GOLPES:

 

Nenhum valor é cobrado no processo judicial para participação na rodada de conciliação dos precatórios ou recebimento dos valores, ou seja, ao receber uma ligação ou solicitação via e-mail ou celular NÃO faça nenhum pagamento, pois é GOLPE!

 

 

ATENÇÃO: CLIQUE NOS LINKS E FIQUE POR DENTRO DOS GOLPES VIRTUAIS !

 

* Golpe dos precatórios - OAB/RS

* Golpe dos precatórios - TJRS

 

Rua Félix da Cunha, 1009, conjunto 402, Bairro Moinhos de Vento, CEP 90570-001.

Fone/WhatsApp (51) 32874700.