09/11/2023 | Schorr Advogados

Negativação de CPF: quanto tempo após vencimento da dívida o nome pode ficar “sujo” e como regularizar a situação

read://https_www.contabeis.com.br/?url=https%3A%2F%2Fwww.contabeis.com.br%2Fnoticias%2F62098%2Fnegativacao-de-cpf-como-funciona-prazo-e-consequencias%2F

O nome sujo, popularmente conhecido como negativação de CPF, é uma situação que ocorre quando uma pessoa deixa de pagar uma dívida dentro do prazo acordado. Essa ação pode ter consequências graves para o consumidor, como a restrição ao acesso a crédito, empréstimos e outros serviços financeiros.
Quando uma pessoa adquire um empréstimo, faz uma compra a prazo ou qualquer outra dívida, ela estabelece uma relação de devedor-credor. Se essa dívida não for paga dentro do prazo, o consumidor passa a ser considerado inadimplente.
A partir de então, o credor pode notificar o nome do devedor aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Essa notificação é popularmente chamada de “nome sujo”.

Prazo

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) não estabelece um prazo mínimo para que o credor registre a inadimplência do devedor. No entanto, de acordo com o Serasa, as empresas geralmente aguardam um período de 30 dias ou mais antes de proceder com a inclusão.
Durante esse período, o credor pode tentar negociar a dívida diretamente com o devedor. Se não houver acordo, a notificação de negativação será enviada ao consumidor.

Prazo máximo para negativação

A dívida caduca após cinco anos. Isso significa que ela deixa de ser registrada nos órgãos de proteção ao crédito, mas não significa que ela seja perdoada.
overlay-cleverclose
Após a prescrição, a pessoa ainda deve para o credor e outros cadastros, como o Cadastro Positivo, podem manter em seus históricos as informações do consumidor.

Consequências da negativação

A negativação do CPF pode ter diversas consequências para o consumidor, como:
  • Restrição ao acesso a crédito, empréstimos e outros serviços financeiros;
  • Aumento da taxa de juros em caso de contratação de crédito;
  • Dificuldade de conseguir emprego;
  • Problemas para alugar um imóvel;
  • Dificuldade de abrir conta em banco;
  • Dano à imagem e à reputação.

Como limpar o nome

Para limpar o nome, o consumidor deve pagar a dívida ou renegociá-la com o credor. Após o pagamento, o credor deve solicitar a retirada do nome do devedor dos órgãos de proteção ao crédito.
O consumidor também pode solicitar a retirada do nome diretamente aos órgãos de proteção ao crédito. No entanto, é importante verificar se a dívida está realmente quitada antes de fazer a solicitação.

Dicas para evitar a negativação

Para evitar a negativação do CPF, é importante:
  • Fazer um planejamento financeiro antes de contrair uma dívida;
  • Ter um limite de crédito adequado às suas necessidades;
  • Pagar as dívidas em dia;
  • Negociar as dívidas com o credor em caso de dificuldade de pagamento.
A negativação do CPF é uma situação que pode ter consequências graves para o consumidor. Por isso, é importante tomar medidas para evitar que isso aconteça.
read://https_www.contabeis.com.br/?url=https%3A%2F%2Fwww.contabeis.com.br%2Fnoticias%2F62098%2Fnegativacao-de-cpf-como-funciona-prazo-e-consequencias%2F
 
COMPARTILHE:
LEIA MAIS
14/06/2022

Presidente da OAB/RS realiza reunião com CPrec sobre os precatórios municipais

O nome sujo, popularmente conhecido como negativação de CPF, é uma situação que ocorre quando uma pessoa deixa de pagar uma dívida dentro do prazo acordado. Essa ação ...
CONTINUAR LENDO
21/06/2023

Seguro-desemprego: STJ confirma prazo de 120 dias para pedir benefício

O nome sujo, popularmente conhecido como negativação de CPF, é uma situação que ocorre quando uma pessoa deixa de pagar uma dívida dentro do prazo acordado. Essa ação ...
CONTINUAR LENDO

Prezados clientes,

Informamos que em razão da SUSPENSÃO DOS PRAZOS PROCESSUAIS DO PODER JUDICIÁRIO, estaremos em recesso no período de 20/12 a 09/01, com expediente exclusivamente interno de 10 a 31 de janeiro. Nesse período atenderemos pelo e-mail atendimento@schorr.adv.br somente necessidades urgentes, bem como envio e recebimento de documentos.

Atualização de informações processuais e demais atendimentos retornam normalmente a partir de 01/02/2024.

A Schorr Advogados deseja um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações.