13/08/2019 | Aposentadoria

INSS: É possível se aposentar sem ter contribuído?

https://www.contabeis.com.br/noticias/40727/inss-e-possivel-se-aposentar-sem-ter-contribuido/

Todos os brasileiros têm direito a se aposentar. Inclusive, os que nunca contribuíram para o INSS. Muitos não sabem, mas o Governo Federal disponibiliza um auxílio no valor de um salário mínimo, cerca de R$ 998, para as pessoas de famílias com baixa renda.
Trata-se do BPC - Benefício de Prestação Continuada - que é instituído pela LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social. Se assemelha a uma aposentadoria ou pensão, a diferença é que este benefício não dá direito ao décimo terceiro salário.

Quem tem direito a receber

Tem direito a receber o BPC as pessoas que se identificarem em um dos requisitos abaixo:
  • Pessoas que têm mais de 65 anos de idade;
  • Pessoas de qualquer idade que tiveram alguma incapacidade de longa duração;
  • Pessoas com renda familiar baixa;
 

Como solicitar o BPC

Para ter direito ao benefício, é preciso que um assistente social faça uma avaliação sobre a renda familiar. Esse trabalho é denominado Estudo Social.
Para isso, é preciso solicitar a visita do assistente social ao CRAS - Centro de Referência de Assistente Social. Toda cidade tem pelo menos uma unidade, clique aqui para encontrar a mais próxima.
Vale lembrar que a família deve estar inscrita e atualizada no CadÚnico - Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal antes da apresentação de requerimento à unidade do INSS.
Só então, com o documento em mãos, o interessado pode comparecer ao INSS para dar andamento ao pedido da BPC.

BPC negado

O benefício pode ser negado nas seguintes situações:
  • Quando a pessoa não tem a idade mínima;
  • Quando não prova a incapacidade;
  • Quando entende-se que a família não é de baixa renda;
Se a negativa for por que não ficou comprovada a incapacidade, é preciso questionar a perícia feita pela Previdência Social.
Já se o pedido for negado negado devido a renda familiar, deve-se ter o cuidado de apontar todas as despesas que a família tem com a pessoa deficiente ou idosa, para que o INSS leve isso em consideração.

BPC suspenso

Também é possível que o benefício seja suspenso. Isso ocorre quando a COINP - Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária identifica alguma mudança nos requisitos obrigatórios que dão direito ao BPC.
Já aconteceu, por exemplo, da COINP cortar o BPC ao identificar viagens do beneficiário exterior ou localizar que ele tem títulos como automóveis ou comércios em seu nome.
Inclusive, o INSS pode utilizar provas de redes sociais para que os benefícios sejam suspensos.
Fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/40727/inss-e-possivel-se-aposentar-sem-ter-contribuido/
COMPARTILHE:
LEIA MAIS
09/11/2020

Decisão converte tempo de serviço especial em comum e confirma aposentadoria de técnico de enfermagem

Todos os brasileiros têm direito a se aposentar. Inclusive, os que nunca contribuíram para o INSS. Muitos não sabem, mas o Governo Federal disponibiliza um auxílio no valor de um salário ...
CONTINUAR LENDO
09/08/2021

Aposentadoria: Juiz declara inconstitucional artigo da EC 103/19 que revogou as regras de transição

Todos os brasileiros têm direito a se aposentar. Inclusive, os que nunca contribuíram para o INSS. Muitos não sabem, mas o Governo Federal disponibiliza um auxílio no valor de um salário ...
CONTINUAR LENDO

Prezados clientes,

Informamos que em razão da SUSPENSÃO DOS PRAZOS PROCESSUAIS DO PODER JUDICIÁRIO, estaremos em recesso no período de 20/12 a 09/01, com expediente exclusivamente interno de 10 a 31 de janeiro. Nesse período atenderemos pelo e-mail atendimento@schorr.adv.br somente necessidades urgentes, bem como envio e recebimento de documentos.

Atualização de informações processuais e demais atendimentos retornam normalmente a partir de 01/02/2024.

A Schorr Advogados deseja um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações.