19/06/2018 | Pensão

Pensão por morte pode ser dividida entre esposa e companheira

https://pixabay.com/pt/pedra-celta-atravessar-antigos-1205248/

A pensão por morte de um Servidor Público da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), falecido em 2014, foi dividida entre a esposa e a companheira, uma vez que a última comprovou em juízo a união estável que mantinha com ele.
A decisão foi confirmada pelo TRF4 com o fundamento de que o servidor sustentava as duas famílias.
A mulher requereu em juízo o montante de 50% do valor total da pensão que a viúva percebia, alegando que vivia em união estável com o servidor desde 2006 até a data do seu falecimento.
A esposa apelou alegando que não haviam provas da união estável entre a mulher e seu marido, mas a 3º Turma negou, por unanimidade, o apelo, sustentando que “O estado civil de casado do servidor falecido não impede a concessão do benefício à companheira em conjunto com a esposa, com a qual mantinha convivência, porquanto as provas produzidas nos autos demonstram a existência da união estável e da relação de dependência econômica de ambas em relação ao servidor, devendo, por conseguinte, ser rateada proporcionalmente a pensão entre a esposa e a autora”.
 
Fonte: TRF4 - http://saberprevidenciario.com.br/pensao-por-morte-pode-ser-dividida-entre-esposa-e-companheira/
COMPARTILHE:
LEIA MAIS
30/06/2020

É legal acumular pensões oriundas de regimes distintos

A pensão por morte de um Servidor Público da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), falecido em 2014, foi dividida entre a esposa e a companheira, uma vez ...
CONTINUAR LENDO
19/10/2022

Bancária receberá pensão integral por doença ortopédica e síndrome de burnout

A pensão por morte de um Servidor Público da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), falecido em 2014, foi dividida entre a esposa e a companheira, uma vez ...
CONTINUAR LENDO

Prezados clientes,

Informamos que em razão da SUSPENSÃO DOS PRAZOS PROCESSUAIS DO PODER JUDICIÁRIO, estaremos em recesso no período de 20/12 a 09/01, com expediente exclusivamente interno de 10 a 31 de janeiro. Nesse período atenderemos pelo e-mail atendimento@schorr.adv.br somente necessidades urgentes, bem como envio e recebimento de documentos.

Atualização de informações processuais e demais atendimentos retornam normalmente a partir de 01/02/2024.

A Schorr Advogados deseja um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações.